Por que leite é bom com tudo?

Leite é uma bebida saudável, fonte de proteínas, vitaminas e minerais que contribuem para a nossa saúde. Versátil, pode ser consumido puro, com frutas, chocolate e faz parte de milhares de receitas. Sejam elas simples ou elaboradas, com gostinho de infância, para cuidar da saúde, para quem está em dieta e para quem não recusa o leite condensado.

Um pouquinho de história

A história do consumo do leite começa há muito tempo atrás, cerca de 6.000 anos antes de Cristo, quando o homem começou a domesticar e a criar animais, em especial cabras e ovelhas.

A Associação Brasileira dos Produtores de Leite conta que a pecuária leiteira do Brasil nasceu em 1532, quando a expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza trouxe da Europa para cá, para a vila de São Vicente, no litoral paulista, os primeiros bois e vacas.

No final do século 19 algumas técnicas começaram a ser usadas para aumentar o tempo de validade da bebida. Você sabe de onde vem o termo pasteurização? É uma homenagem ao médico francês Louis Pasteur, que em 1865 estava à procura de métodos para combater a epidemia de varíola e aqueceu líquidos e alimentos a temperaturas suficientemente elevadas para matar micróbios.

A aplicação da pasteurização do leite foi realizada pela primeira vez por Franz von Soxhlet, em 1886, mas foi na década de 1920 que o leite pasteurizado começou a ser produzido em maior quantidade e comercializado nas clássicas garrafas de vidro.

Representatividade brasileira

O mercado do leite cresceu ao longo dos anos. Em 1961, o Brasil produzia pouco mais de cinco bilhões de leite. Segundo a Embrapa Gado de Leite, a produção em 2017 está em torno de 33,6 bilhões de litros anuais. O rebanho leiteiro brasileiro é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas do da Índia. São cerca de 70 milhões de animais utilizados na pecuária de leite, entre vacas, novilhas, bezerras e touros.

Para você, leite é bom com o quê?

Já pensou quantas porções de leite ou derivados você consome por dia? E quanto mais ainda pode consumir? Vamos trocar informações, receitas e experiências sobre o consumo do leite, afinal, leite é bom com tudo.