Temos o maior rebanho de búfalos do Ocidente

Você sabia que o Brasil tem o maior rebanho de búfalos do Ocidente? É isso mesmo! Temos cerca de 1,8 milhão de animais em nosso país, sendo as raças mais comuns: Mediterrâneo e Murrah. No entanto, também é possível encontrar rebanhos das raças Jafarabadi e Carabao.

A espécie Mediterrâneo tem origem italiana e porte médio, além disso possui aptidão para a produção de carne e leite. Já a raça Murrah é indiana e apresenta animais de porte médio, compacto, de cabeças leves e chifres curtos, espiralados e torcidos em anéis na altura do crânio. O Jafarabadi também indiano, é a raça de maior porte, os animais têm chifres longos e de espessura fina, com uma curvatura alongada e harmônica. Por fim, o Carabao é o único adaptado às regiões pantanosas, e está concentrado na ilha de Marajó, no Pará. Ele teve sua origem no norte das Filipinas, apresenta pelagem mais clara, cabeça triangular, chifres grandes e pontiagudos, voltados para cima, porte médio e capacidade para produção de carne e leite.

O leite de búfala possui mais gordura, cálcio, proteína, ácido linoleico do que o de vaca, além do leite ser da proteína A2. Está presente em versões como mozzarella, queijo frescal, ricota, requeijão, manteiga e na burrata (mozzarella recheada com massa fresca e creme de leite).

Fonte: http://lebct.com.br/5b383

Tags