Cupcake de chocolate

Rendimento: 20 cupcakes
Tempo de preparo: 25 minutos
Tempo de forno: de 15 a 20 minutos

 

Ingredientes da massa

 

Modo de Preparo

  1. Em uma tigela, misture cacau em pó, farinha, sal, bicarbonato e fermento em pó. Na batedeira ou na mão, usando um batedor de arame, bata a manteiga e o açúcar por 5 minutos até que vire uma mistura lisa e cremosa. Adicione os ovos, um de cada vez, e misture até incorporar. Se estiver usando a batedeira, pare de bater para limpar as laterais, caso a mistura não esteja homogênea.
  2. Jogue a metade da mistura de ingredientes secos na batedeira, depois adicione o café com leite. Bata e acrescente o restante dos ingredientes secos. Bata ou misture com um batedor de arame até incorporar.
  3. Coloque a massa até a metade das forminhas e leve ao forno pré-aquecido a 180° por cerca de 15 minutos ou até que um palito saia limpo do centro do cupcake de chocolate. Deixe esfriar completamente para então colocar a cobertura de ganache.
  4. Caso você queira fazer esse bolo em forma regular, ao invés de cupcake, é só untar a forma e cobrir o fundo com papel vegetal, untando também por cima do papel.

 

Ingredientes da cobertura: ganache de chocolate

 

Modo de Preparo

  1. Coloque o chocolate amargo e a manteiga em uma tigela. Reserve.
  2. Leve o creme de leite para ferver com o mel e o café solúvel. Quando atingir a fervura, jogue metade dessa mistura na tigela de chocolate. Misture bem, com um batedor de arame, e acrescente o restante do creme de leite. Mexa até ficar homogêneo. Cubra com filme plástico em contato direto com a ganache e, quando estiver em temperatura ambiente, leve para a geladeira por pelo menos 4h, podendo ficar de um dia para o outro.
  3. Para cobrir o cupcake de chocolate, use um saco de confeitar com bico largo ou então simplesmente coloque a ganache com uma colher e espalhe usando um garfo, para que fique com ranhuras.

 

Fonte: Cozinha Vibrante
Foto: IStock

Tags